26 de junho de 2011

Verdade

O que é a Verdade?

Acredito que sejam esperanças construídas por nós e que na maioria das vezes não perduram. Mas não perduram porque são mentiras, e sim porque as edificamos em cima de um terreno falso, improvisado e sem estabilidade. Criamos nossas verdades baseados em coisas que ouvimos e imaginamos serem "verdade" porque as "merecemos". Mas como saber se realmente merecemos e ter certeza dessa verdade?
A verdade? Nunca saberemos. Nunca teremos certeza absoluta. A verdade é um estado tão instável quanto a mentira. Só saberemos reconhecer a "verdade" ou a "mentira" quando aprendermos a reconhecer o que vai em nosso coração. Muitas vezes, desejamos tanto algo que somos traídos por nosso coração e nossa mente. Se você não sabe, eles trabalham juntos, trocando "informações" e se não analisarmos e filtrarmos seremos enganados por nós mesmos.
Devemos dar atenção aos sinais, mas não tomá-los como verdade. Observemos, analisemos, questionemos; sempre criticando toda e qualquer informação que recebemos para que consigamos em algum momento de nossas vidas ter certeza de estar tomando uma decisão certa, ou pelo menos, a mais adequada àquela situação. Penso inclusive, que mesmo a situação sendo desfavorável ela nos ensina. E a partir desse ensinamento aprenderemos a prestar a devida atenção ao que habita nossos corações, pois ele é nosso guia, mas também é nosso trangressor.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto,mas há controvérsias. Contudo esta questão é filosofica demais para comentários em Blog. Meus parabéns minha amiga continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Realmente acredito que não estamos preparados para afirmar que tal ou tal coisa é a verdade. Seja numa prova que passamos, seja numa doutrina ou até mesmos nosso auto-julgamento.

    A 'verdade' é meio que um quebra-cabeça. E muitas vezes (praticamente sempre) é a forma que nossa mente processa a informação recebida.

    E interpretar é uma questão dificil; entra crença, valores, traumas e etc.

    Mas tenho Fé que um dia o véu da ignorância se dissipa por completo.

    André Nogueira

    :)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!