6 de outubro de 2012

Gratidão

Todos os dias recebemos pequenos presentes de Deus, da Vida, do Universo. Quantas vezes paramos e agradecemos por um "Bom dia" recebido, por um lugar cedido no ônibus rumo ao trabalho ou simplesmente por acordar mais um dia e poder fazer melhor hoje o que deixamos a desejar ontem. Não lembramos dessas pequenas gentilezas por considerarmos "obrigação" daquele que chega em cumprimentar, "falta de educação" do que não cede o banco, e pensamos ser esse dia que nasce, diante de nossos olhos, mais enfadonho que o anterior; que tudo se repetirá.
Não atentamos para as pequenas sutilezas capazes de melhorar o astral de qualquer um que se disponha a perceber. Interessante, que até para ver no outro a gentileza tão esperada é preciso estar receptivo. Em diversas ocasiões pude observar pessoas sendo gentis, desejando um bom dia àqueles que ainda aguardavam sua senha ser chamada, e os que permaneceram, ao invés de retribuir o gesto, simplesmente riram e disseram "já é boa tarde".
Nós cidadãos convivendo numa cidade "grande" como Belém não estamos acostumados com essas pequenas cordialidades. Muitos atribuem à falta de tempo o não perceber. Estamos tão ávidos em trabalhar, ganhar mais, produzir mais, cumprir metas que esquecemos e nos desacostumamos a retribuir um simples, "bom dia" ou mesmo dizer "obrigada" por uma informação pedida, como se fosse "obrigação" de tal pessoa saber a resposta.
Quando aprendermos a agradecer a Deus por mais um dia ensolarado, estaremos aptos a retribuir a quantos "bons dias" recebermos. Enquanto tratarmos apenas as ações do outro como "obrigação" e nos desobrigando a retribuição, não perceberemos o quanto somos ingratos, não somente com as pessoas, mas com Deus que nos deu belas oportunidades de alegrias e agradecimentos pela vida que temos, pelas pessoas que amamos e nos amam. Quando percebermos que necessitamos tratar as pessoas como queremos ser tratados, entenderemos que a "boa ação" precisa partir de nós.

Um comentário:

  1. Boa noite querida irmã Francy, ótimo seu blog.
    Muito esclarecedora a mensagem sobre a Gratidão a Deus. Devemos agradecer mais por tudo que temos, que já conquistamos e ainda podemos conquistar. Eu tenho sempre o hábito de tudo agradecer, não só os momentos alegres, vitoriosos, mais também os tristes, pois são estes que nos fazem crescer espiritualmente. Vejo que vamos aprender muito com o curso, com certeza poderemos trocar muitos conhecimentos. Grande abraço, Rosangela

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!