20 de agosto de 2013

Um homem determinado por Deus!

Em tempos de isolamento, desconfiança e ausência de gentilezas, encontramos o Sr. Nilo, homem simples, educado, gentil e compreensivo. De segunda a sábado levanta cedo, escolhe uma roupa limpa, faz a barba, despede-se da família, e segue para seu emprego. Ao chegar organiza as mercadorias, limpa o carro, confere o estoque, varre seu espaço para então iniciar mais uma jornada de trabalho. A empresa que ele trabalha? Localiza-se na Rua 14 de março de esquina com a Rua Domingos Marreiros. Qual sua profissão? Vendedor de bombons.
Esse bombomzeiro, dentre tantos espalhados pelas esquinas da cidade, foi escolhido por um comportamento curioso: em seu horário de almoço, ele deixa a banca aberta, com seus produtos expostos e faz sua refeição com toda a calma e tranquilidade. Ao ser questionado sobre essa prática, ele apenas responde: “Digo a todos que me veem fazer esse tipo de trabalho, pra poder sair sem ter ninguém que tome conta, quando saio daqui eu determino: olha Jeová vou embora, está em suas mãos!”.
O mais interessante dessa situação é que de fato ele nunca foi roubado ou assaltado. Disse que já sentiu a falta de um ou outro bombom, mas nada que faça grande diferença em seu saldo diário. Entre 2002 e 2008, período em que o bairro sofria com constantes assaltos, foi incentivado a deixar o local, mas ele disse: “eu nunca cheguei a ter medo. Ficava preocupado, sabe! Mas não devo nada para bandido e nem para ninguém. A minha confiança está em Deus, e acabou-se”.
O Sr. Nilo é vendedor nessa esquina há 15 anos, é contribuinte do INSS, e aguarda sua aposentadoria para 2013 quando completará 65 anos de idade. Ele afirma que a renda adquirida com a venda de bombons sustenta sua família, antes composta por quatro pessoas: ele, a esposa e um casal de filhos, que hoje aumentou para nove pessoas. Ao escolher essa rua para estabelecer sua venda, sofreu com a resistência dos moradores, que temiam a presença de uma pessoa desconhecida. Porém não se abateu, e foi seguindo com seu trabalho, conquistando a confiança dos moradores aos poucos. Sempre cuidando do seu espaço, tanto que ao longo da entrevista, por diversas vezes pegou papel do chão e jogou no lixo. Inclusive, disse que foi cobrado para que colocasse uma lixeira, pois as pessoas alegavam que precisavam colocar os papeis no bolso. No entanto, após resolver esse problema os papeis continuam indo parar no chão. E completou dizendo que o ser humano é complicado, pois é difícil saber o que ele quer.
Só é preciso observar alguns minutos para perceber o carisma desse Senhor tão gentil, sendo sempre cumprimentado. Relatou também que chega a fazer alguns serviços corriqueiros para os moradores, que tomam conta da banca enquanto ele paga uma conta. Isso mostra que a confiança foi conquistada, e que ele a mantém no dia a dia, ressaltando que “as pessoas estão observando nosso comportamento”. Um tempo atrás, ele foi alvo de um programa de televisão local. Uma situação foi filmada e veiculada na TV. Os moradores contaram sobre o ocorrido, ele disse ser apenas uma brincadeira, porém no fundo era sério, pois se o comportamento dele fosse ruim, iriam falar sobre o mau exemplo, denotando a importância nosso comportamento.
Não é necessário ser um profundo conhecer da alma humana para sentir a grandeza de seus gestos. Conversar um pouco, trocar algumas ideias, é suficiente para compreender de onde surge tanta segurança. A sua extrema confiança em Deus é fator determinante para procurar essa centelha divina nos recônditos de nosso ser. A todo o momento se reporta a Deus, e se denomina uma pessoa em busca de conhecimento. Não o encontrando na antiga religião, procurou em outra. Lá encontrou amparo e resposta aos seus questionamentos. Hoje continua tentando ser uma pessoa melhor que ontem. Sempre atento às suas atitudes, dizendo que tem o mesmo comportamento em casa e na rua, assim reforçando a importância da verdade em nossos atos. E finaliza dizendo que “a confiança em Deus é primordial!”.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!