26 de junho de 2014

Fora da Caridade não há Salvação

Cap. XV - FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Instruções dos espíritos:  Fora da Caridade não há salvação.

Item 10

"Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos dos homens na Terra e no Céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no Céu, porque aqueles que a tiverem praticado, encontrarão graça diante do Senhor. Esta divisa é a luz celeste, a coluna luminosa que guia o homem no deserto da vida para conduzi-lo à Terra Prometida, e brilha no céu como uma auréola santa na fronte dos eleitos, e na Terra está gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: Passai à direita, vós os benditos de meu Pai. Vós os reconhecereis pelo perfume de caridade que espargem ao seu redor.
Nada exprime melhor o pensamento de Jesus, nada resume melhor os deveres do homem, do que está máxima de ordem divina; o Espiritismo não podia provar melhor a sua origem do que dando-a por regra, porque ela é o reflexo do mais puro Cristianismo; com um tal guia o homem não se perderá jamais. Aplicai-vos, pois, meus amigos, em compreender-lhe o sentido profundo e as consequências, e em procurar, por vós mesmos, todas as suas aplicações. Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade, e vossa consciência vos responderá; não somente ela vos evitará de fazer o mal, mas vos levará a fazer o bem: porque não basta uma virtude negativa, é preciso uma virtude ativa; para fazer o bem é preciso sempre a ação da vontade; para não fazer o mal basta, frequentemente, a inércia e a negligência."



Reflexão: O texto acima nos indica que devemos agir em prol do Bem, e não somente evitar fazer o mal. Pois se nada fizermos estaremos nos abstendo do senso de justiça para com nossos irmãos, tal qual desejamos a nós mesmos. Sempre esperamos que pessoas próximas a nós nos defendam, uma vez que, somos bem intencionados, porém muitas vezes afirmando que não devemos nos envolver com os problemas alheios deixamos de auxiliar um irmão necessitado. Acredito que precisamos nos compadecer com todos aqueles que sofrem, por que em certa medida, nosso sofrimento é semelhante, se estivermos unidos poderemos amenizar a dor compartilhando o peso.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!